sexta-feira, 18 de maio de 2007

Fadiga Visual - A síndrome do usuário de computador

Rating:★★★★
Category:Other
NOVA PATOLOGIA ENTRE USUÁRIOS DE PC
CVS - Computer Vision Syndrome

Não é difícil hoje em dia passar mais de duas horas em frente ao computador. O uso da informática é cada vez mais comum, seja no ambiente de trabalho ou doméstico.

Este hábito tem exigido cada vez mais dos olhos humanos, gerando conseqüências como a Síndrome Visual do Usuário de Computador ou CVS (Computer Vision Syndrome).

A síndrome, também conhecida como fadiga visual, atinge entre 70% e 90% dos usuários de informática. Os sintomas são:

- Dor de cabeça
- Olhos vermelhos
- Lacrimejamento em excesso ou olho seco
- Sonolência
- Vista cansada

Pesquisa realizada recentemente com 2 mil pacientes que usam o computador de 12 a 14 horas por dia revelou uma relação direta entre o mau uso do PC e o aumento da cefaléia, olho seco e até da miopia entre crianças.

Causas:

- Quando usamos o micro movimentamos pouco o globo ocular e piscamos, em média, cinco vezes menos que o normal. Isso prejudica a troca do filme lacrimal, uma película responsável pela umidade na superfície do globo ocular.
- A situação piora para usuários de lentes de contato, que é hidrofílica. "É como se ela bebesse água do olho".
- Os ambientes refrigerados também agravam o ressecamento.
- Outro fator importante são as 16,7 milhões de cores geradas pelo monitor de vídeo, que sobrecarregam a musculatura responsável por regular a entrada de luz até a retina. As imagens em pixels exigem ajuste de foco milhares de vezes por dia.
- Também se relacionam a esse fato a iluminação do ambiente e a posição do monitor. Ambientes excessivamente claros que geram reflexos e o monitor em uma posição muito alta exigem mais da visão do usuário.
- Os tratamentos variam conforme o caso e os sintomas. Os problemas mais comuns são a miopia transitória em crianças e a presbiopia, ou vista cansada, nos adultos, principalmente acima dos 40 anos.

Leôncio Queiroz ressalta que projetos desenvolvidos no Alabama para reduzir a CVS demonstram que o conforto visual aumenta a produtividade em 20%. As principais dicas do médico para eliminar a fadiga visual são:

- O monitor deve ficar 10° a 20° abaixo do nível dos olhos;
- A distância entre a tela do monitor e os olhos deve ser de 60 cm;
- O monitor não deve ficar de frente para a janela, pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que usam desconforto;
- Evite excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual;
- Regule sempre a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade;
- Mantenha a tela do monitor sempre limpa;
- A cada hora, descanse de 5 a 10 minutos, saindo de frente do computador;
- Lembre-se de piscar voluntariamente quando estiver usando o micro.

6 comentários:

  1. Agradecida pela informação. Eu passo quase todo o dia ao computador mesmo porque o meu trabalho assim o exige. Uma coisa também muito importante é a qualidade do monitor. Deve ser mesmo uma das componentes à qual se dê grande importância. Não importa que seja bonito, não importa que seja caro, importa que seja bom !!! É também importante, ao escolher um monitor, que ele não seja de dimensões demasiado reduzidas (é o mal dos NoteBooks), é importante comparar a qualidade da imagem entre diversos monitores, por isso quando o fôr comprar, procure escolher uma loja que tenha diversos monitores ao lado uns dos outros em funcionamento, mesmo que depois não o compre nessa loja, mas pelo menos já terá uma ideia de qual deverá escolher.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Poxa, fiquei bastante chateada com o resultado do meu exame oftalmológico! Estou com sindrome de olhos secos.Nem podia imaginar ,que, tivesse tal sindrome! è bom lembrar ,que isso não é so pelo uso do PC. É uma doença que traz grandes complicações se não for tratada a tempo...
    Confesso que, ainda estou muito preocupada....Deus que me livre de uma cegueira!!!!!

    ResponderExcluir
  3. E trata logo, Zely. Minha irmã teve esse problema, foram 6 meses de tratamento, foi barra, coitada, além de muita dor que sentiu. E por vezes mal enxergava. Se cuida e melhoras.
    Yolanda

    ResponderExcluir
  4. Obrigada amiga pela informação, estive no oftalmologista há quatro meses, pois tenho meu olho direito lacrimejando todo o tempo, ele me disse que estava precisando de óculos pra longe, fiz o tal, e nada, continua na mesma.Acredito que agora acabei de descobrir o mal que me aflige o olho.
    Fica bem,
    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Tenho e sofro com esses problema de vista cansada, mesmo utilizando o óculos de grau ainda sinto muita sonolência no ambiente de trabalho, já fui inclusive chamadao a atenção pelo chefe por que fui visto cochilando no momento de trabalho. É dificil controlar, os olhos ficam cansados e as pálpebras pesam muito. Os óculos de grau é para longe e só protege contra a claridade na iluminação natural do sol, mas não protege contra a claridade do monitor e da iluminação da sala que é um exagero de claridade. Pensei até em mandar fazer um óculos com uma tonalidade de cor na lente que proteja contra a claridade nos dois ambientes - externo e interno. Será que isso vai resolver, já que não posso fazer mudanças no local de trabalho em relação a quantidade de lâmpadas e da disposição das mesas e dos monitores?

    ResponderExcluir
  6. Conteúdo bastante objetivo e esclarecedor.

    ResponderExcluir