domingo, 16 de setembro de 2007

Ter Amigas Produz o Hormônio Oxitocina.

 

Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial.

Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e para projetar o nosso futuro.

Constituem um remanso, diante de um mundo real cheio de tempestades e obstáculos.

As amigas ajudam-nos a preencher os vazios emocionais das nossas relações com os homens e ajudam-nos a recordar quem nós somos realmente.

Após 50 anos de investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter laços de amizade entre as mulheres. Os pesquisadores, homens na sua maioria, surpreenderam-se com os resultados desses estudos.

Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao stress, elas sentem a necessidade de proteger os seus filhos e de se agruparem com outras mulheres.

Quando isso acontece, produz-se uma quantidade ainda maior de oxitocina, que reduz o stress mais agudo e provoca um efeito calmante.

Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona, que os homens produzem em altas quantidades, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina, enquanto os estrógenos femininos aumentam a produção do hormônio oxitocina.

Depois de repetidos estudos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais contribuem para a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.

Assim, ter amigas ajuda-nos não somente a viver mais, como também a viver melhor.

O estudo sobre saúde indica que quanto mais amigas tem uma mulher, maior probabilidade ela terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando uma vida plena e saudável.

Nesse mesmo estudo, observou-se também como as mulheres superam um momento crítico, como a morte do cônjuge, e percebeu-se que as mulheres que podiam confiar nas suas amigas reagiram sem doenças graves e recuperaram-se num lapso de tempo menor do que aquelas que não tinham em quem confiar.

O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!

Diante disso amiga, chego à conclusão de que o melhor é abandonar a academia, marcar muitos almoços, cafés, jantares e beber, comer e fofocar bastante, não é?

Pense bem, é uma questão de saúde!!!!!

6 comentários:

  1. «Diante disso amiga, chego à conclusão de que o melhor é abandonar a academia, marcar muitos almoços, cafés, jantares e beber, comer e fofocar bastante, não é?

    Pense bem, é uma questão de saúde!!!!!»

    Eu cheguei à mesma conclusão eheheh! vamos a isso??
    Bj
    Laura

    ResponderExcluir
  2. De pleno acordo. Como estão as coisas por aí? Espero q na paz. Minha viagem para Uberlândia deu certo e fui guiada pelo pai. Depois a gente se fala.
    Paz e graça com uma semana abençoada.
    Kisses,
    Léa

    ResponderExcluir
  3. E digo mais... força amigas,, vamos lá para a "copofonia "rsrs
    gostei :-)))
    Beijos e muitos beijos a ti amiga linda

    ResponderExcluir
  4. Vamos.... se vamos, Laura! eheheheheh
    Beijo
    Yolanda

    ResponderExcluir
  5. Paz e graça amiga. É sempre um prazer te ter por aqui. Fico feliz de ter dado tudo certo, embora estivesse certa que daria, afinal sabemos quem te tem aberto tantas portas.
    Jesus te abençoe Léa e a todos os lindos. Pretendo ir aí sábado, depois de vacinar esta turma que tenho aqui em casa!!! Não é tarefa fácil levar estes três gatos até o posto de vacinação. Mas depois te ligo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Eheheheh vamos sim, amiga, para a "copofonia" e "pratofonia"!!!! Obrigada pela música, é linda.
    Beijo
    Yolanda

    ResponderExcluir