quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Audio Livro - Fiódor Dostoiévski - O Eterno Marido


Agradecimentos à Tihtih

O desconfiado, hipocondríaco e lamuriento Vieltchâninov padecia de insônia e, frequentemente, tinha sonhos muito estranhos. Ocupava-se na busca de uma solução para a conclusão de um processo que lhe daria a posse de uma propriedade. Deparou-se algumas vezes com Páviel Pávlovitch Trussótzki e percebeu que havia muita coincidência nos encontros, contudo, não conseguia lembrar-se de onde conhecia o seu seguidor que, estranhamente, portava um crepe no chapéu. Certa feita, Páviel vai à casa de Vieltchâninov e se identifica como viúvo de Natália Vassílievna e o informa da existência de Lisa, filha de Natália.
Dostoiévski insere o amor nas relações pessoais em uma época que os matrimônios eram regidos por interesses familiares e patrimoniais. Fala do desejo sexual sem prudência com a moral, exigida à época.
O titulo do livro, o eterno marido, refere-se à citação usual feita a homens que toleram traição das esposas. Jorge Amado, possivelmente, o titularia como “o corno manso”.
Enfim, a abordagem deixa a indagação sobre a possibilidade da união entre pessoas capazes de suportar/atrair parceiros que resistem as características típicas deste padrão de relacionamento.




2 comentários:

  1. Estava à procura desse livro.

    Obrigado, Yolanda.

    P.s.: Só dizendo: você é linda. :)


    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Só agora me toquei que é Áudio Livro. :/

    Aliás, como todo teu blog. Bonito trabalho.

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir