quarta-feira, 25 de abril de 2007

Goiandira do Couto - Artista Plástica de Goiás

 Goiandira Ayres do Couto


Minha História


        Goiandira Ayres do Couto é goiana de Catalão. Filha mais velha de doze irmãos, nasceu em 12 de setembro de 1915. Mudou-se para a cidade de Goiás aos 6 anos de idade. Cresceu rodeada pelos livros e o talento do pai, Luís de Oliveira Couto, poeta, advogado e historiador, e pela sensibilidade, pincéis e telas de sua mae, Maria Ayres do Couto, que também era pintora.


        Goiandira começou a pintar ainda menina. Aos 16 anos recebe a primeira premiação. Aos 18 realiza a primeira coletiva de pinturas a óleo sobre tela. Aos 52 anos começa a pintar com as areias da Serra Dourada, técnica única e exclusiva que a torna reconhecida internacionalmente.





....


 


Técnica


A pintura de Goiandira do Couto está dividida em duas fases distintas: a primeira - fase do óleo - vai de 1933 a 1967, e o início de sua segunda fase, em 1968 - a fase de pintura com areia - tornou-a internacionalmente conhecida.
Goiandira trabalha com 551 tonalidades de cores diferentes de areias (cor natural), o que pode ser verificado em seu atelier.

Até então jamais lhe ocorrera usar as areias coloridas como elemento pictórico. Mas na manhã desse dia, sem outra explicaçao que a de ordem espiritual, sobrenatural, a pintora ouviu claramente uma voz que lhe determinou: "faça uma casa com areia". 

Mais surpresa do que assustada, a pintora começou a perguntar-se: "Mas, como?".
Poucas horas mais tarde, sobre uma lâmina de duratex embasado a óleo branco, seguindo linhas-guia e detalhando de improviso, surgia diante de seus próprios olhos a sua primeira tela pintada com areia.


Técnica difícil de ser explicada e mais difícil ainda de ser aprendida. O grande segredo reside exatamente na maneira de como os seus dedos vão semeando os grãos de areia, a sensibilidade escolhendo e dosando cores e tudo se transformando em luz e sombra, em formas e dimensoes, arte e beleza.


Atualmente, Goiandira tem em sua casa mais de quinhentas tonalidades de cores diferentes de areias, e ela garante que caso precise de mais tons não terá medo de subir a Serra Dourada.







......





.... .





......





......

Nenhum comentário:

Postar um comentário