Outra comida tipica goiana é a pamonha . Pode ser feita de vários sabores, mas os principais são de sal, doce e à moda. E vamos falar sério, nada mais gostoso que a pamonha goiana.
Pamonha doce
Ingredientes:
12 espigas de milho verde;
1 xícara (chá) de açúcar;
1 xícara (chá) de leite.
Modo de Preparo:
Descasque o milho, selecionando as palhas melhores para embrulhar as pamonhas. Rale as espigas e bata no liqüidificador, junto com o açúcar e o leite, colocando a massa nas palhas de milho selecionadas. Cozinhe-as em água fervente por 1 hora, escorrendo
Amarrar as palhas em forma de copinhos para que a massa fique lá dentro. Elas também podem ser costuradas ou pode-se usar ligas/borrachinhas usadas
PAMONHA SALGADA
Ingredientes:
- 10 espigas de milho não muito verde
- 1 xícara de leite de coco
- sal, pimenta e cuminho, a gosto
Recheio:
- 2 peitos de frango com osso
- 10 fatias de bacon picadas
- 2 tomates grandes
- 3 cebolas médias
- 100 mililitros de azeite
Vamos ao preparo?
Com uma faca, tire o milho cru das espigas e bata no liqüidificador com o leite de coco. Passe na peneira para retirar as cascas, que são dispensadas. Tempere com sal, pimenta do reino e cominho. Separe.
Para o recheio, corte o bacon
Para montar as pamonhas, use as palhas previamente aferventadas e faça uma espécie de saquinho. Preencha só até a metade. Com outra, feche por cima e amarre com uma tira. Numa panela, com água fervendo, coloque os saquinhos. Deixe cozinhar por 20 minutos e pronto! Você pode servir dentro dos saquinhos ou retirar e cortar em pedaços.