Continuando a brincadeira da Laura, da Dinah e Namibiano, quem sabe o que nos dá esta linda flor? É algo muito apreciado mesmo!
AÇAFRÃO
O ouro vermelho
Cleópatra já usava o açafrão tanto para sua beleza como por suas propriedades medicinais e culinárias.
Desde 2300 A.C. existem referências variadas sobre seu uso em ritos e cerimônias, em medicina e na gastronomia.
Mesmo sendo desconhecida a origem da palavra "açafrão", esta denominação sobreviveu quase sem alteração, nas distintas línguas: záfaran (árabe), azafrán (espanhol), saffron (inglês), Zaferano (italiano), safran (francês) assim como em Hindu, grego, etc.
Açafrão: São os pistilos das flores Crocus Sativus. É a mais cara de todas as especiarias: São necessários 80 kg de flores (200 a 250.000 flores) para produzir 1 kg de açafrão. O rendimento é da ordem de 8 kg de açafrão por hectare.
Da mesma forma que manteve verbalização, também manteve, ao largo do tempo, seu modo de cultivo, de colheita, de seleção dos pistilos e de sua secagem, o que pode ser comprovado em afrescos que datam de 1300 A.C. Continua sendo um cultivo em que a mão de obra tem um fator econômico decisivo para a produção e para a determinação de seu preço. A mão de obra intervém na colheita manual e diária de cada uma das flores (a 15cm do solo), na limpeza dos 3 pistilos de cada flor e na secagem.
Hoje o maior e melhor produtor de açafrão no mundo é a Espanha, especialmente na região de Castilla-La Mancha.
Uso do Açafrão: O açafrão é muito utilizado na alta culinária dos paises do Mediterrâneo assim como na Índia e em todos os paises de influência Ibérica. É usado em inúmeros pratos: sopas, peixes, frutos do mar, carnes, sobremesas, etc. Mas é com o arroz que encontra seu casamento perfeito. Não pode ter uma boa "paella" sem açafrão!
O Açafrão legítimo encontra-se nas lojas gastronômicas e é vendido por grama. É melhor conservá-lo em frascos de vidro e sem a presencia de luz. Tanto a luz como a umidade deteriora seu aroma e sabor. As geladeiras "Frost Free" são um lugar perfeito para sua conservação mantendo-o bem sequinho.
Delicia-nos a vista :)))
ResponderExcluirBj
Jinha
Aqui em Inglaterra chamam-se crocus e sao para enfeitar os jardins e relvados.
ResponderExcluirTambem servem para tingir.
Temos alguns no nosso jardim.
Serve para tornar nossa alma mais bonita!rs..
ResponderExcluirso de ver ja me fez um bem, te juro, Yolanda...
alias, ta linda a sua pagina, como um todo!
otima semana pra vc
E como delicia, são lindas as flores, não são?
ResponderExcluireheheheh será que você não está confundindo? Sei que o que a flor nos fornece tem propriedades medicinais e culinárias. Muito apreciado na culinária mesmo. Aqui em Goiás o pessoal adora, embora não se use o legítimo, que me parece é muito caro. Achei mesmo que vocês iam conhecer, pois se usa na culinária dos países ibéricos, segundo o que li, também nos países do mediterrâneo, além da índia.
ResponderExcluirCom mel, é muito bom para a tosse.
Bjs
Acredito Alexandre, as flores são lindas mesmo. E obrigada, viu?
ResponderExcluirBeijo
Não, não estou o crocus e' mais conhecido por açafrão!!!quanto as suas propriedades medicinais confesso que não conhecia.
ResponderExcluirO seu nome cientifico latim e' crocus sativus!!!!
Bjs.
Dinah
História:
ResponderExcluirÉ pelo menos tão antigo como a escrita, conforme consta de registos de tempos muito anteriores à nossa era. Da China ao Egipto, da Grécia a Roma, o açafrão sempre foi apreciado pelo seu aroma requintado e propriedades medicinais. Talvez por isso não deva estranhar-se que esta especiaria seja a mais cara do mundo
Zeus, deus dos deuses da antiga Grécia, dominado por insaciáveis apetites sexuais, chegou a dormir num colchão forrado com açafrão, na esperança de que a odorífera planta lhe exaltasse as paixões. Até porque, desde que a planta era planta, ou seja, desde o dia em que nascera, fruto do sangue derramado do jovem Crocus, assassinado involuntariamente por Hermes, deus do comércio e dos ladrões, que as suas virtudes corriam o Olimpo.
Uma trágica origem para o «crocus sativus», a bela planta bulbosa da família das iridáceas, também designada por açafroeira ou açaflor, de flor lilás, cujos estigmas, finíssimos e de cor vermelha, e parte dos estiletes dão uma especiaria preciosa - a mais cara do mundo - de perfume e sabor requintados, utilizada também, desde tempos remotos, como remédio e pigmento. Por fatalidade ou não, o certo é que Henrique VIII, apreciador da especiaria, mas acima de tudo da ordem no seu reino, mandava para a forca quem fosse apanhado a falsificar açafrão. Uma ideia que já não era nova, uma vez que na poderosa Nuremberga do século XV, castigava-se na fogueira os que obtinham dividendos com a venda da especiaria adulterada. Como é óbvio, hoje já não há penas capitais para quem cai na tentação de vender «gato por lebre», mas as imitações estão mais vivas do que nunca, prova de que o açafrão, talvez por ser tão caro, continua a ser desconhecido para a maioria dos consumidores.
Muito lindas as flores, tanto quanto você. Só uma diferença: Elas nos chegam pelo olhar...você pelo coração...Um beijo grande.
ResponderExcluirVilma
eheheheheh você me pegou pelo nome científico, desconheço os nomes científicos! :-)))))))) Pensei que na Inglaterra fosse conhecida por saffron! :-)) eheheheh, e olha que quando pesquisei sobre o açafrão, no texto tinha logicamente o nome científico e eu nem o li! :-))))) Ando mal, ontem fiquei rindo porque enviei para mim mesma um e-mail destinado à Jinha!:-))) É isso mesmo Dinah, é o açafrão legítimo, especiaria muito usada na culinária. Obrigada, viu? O goiano adora açafrão, galinhada sem açafrão não é galinhada, tem gente que coloca açafrão em tudo o que cozinha! E por causa disso não aguento açafrão.
ResponderExcluirMisturada com mel é ótimo para a tosse, dei muito dessa mistura para meus filhotes.
Beijos
Yolanda
Nossa Vilma.... obrigada por sua gentileza! Desculpe nem perguntei para você, como vai a sua mãe? Já saiu do hospital?
ResponderExcluirAbração bem forte
Yolanda
Jinha, obrigada pela história que você deixou aqui. Não conhecia a lenda, muito bonita, não é? É uma especiaria muito cara, porque para se fazer 1 kg de açafrão precisa-de de 80 kg de flores, ou seja, é flor demais!!! :-))) Aí fiquei aqui pensando, se é tão cara assim, como se vende que nem água aqui em Goiânia? É porque não deve ser o legítimo, talvez seja o açafrão-da-terra ou cúrcuma, também amarelo, não sei. Mas nos supermercados é vendido como açafrão.
ResponderExcluirBeijo
Yolanda
Desconhecia a flor mas que é linda é,gosto muito do açafrão.....o que nós nao partilhamos aqui ???jinhos uma semana linda para vc yolanda
ResponderExcluirOi Ana. É verdade, as coisas que partilhamos aqui e o tanto que aprendemos uns com os outros. É muito gratificante.
ResponderExcluirBeijos para você também e uma ótima semana.
Verdade, brincando e dialogando vamos construindo amizade e ao mesmo tempo aprendemos, isto só vem demonstrar que ninguém sabe tudo. Há sempre novos horizontes a desbravar. Aprendemos ate morrer!
ResponderExcluirBjs
Nami & Dinah
Muito interessante! Há tanto para descobrir, para aprender e para compreender... é preciso estar sempre atento e alerta, para captarmos as mensagens que são realmente importantes.
ResponderExcluirUm xi da
Mitucha
Obrigada por sua visita Mitucha, beijo e bom final de semana prolongado para todos vocês.
ResponderExcluirBeijo
Yolanda,
ResponderExcluirSua pagina reflete bem quem e voce. Linda e doce!
Estou fazendo referencia ao seu post, no meu Blog sob Especiarias.
Muito obrigada por ajudar nas minhas pesquisas.
Um beijo, amiga
Eu que agradeço Sunny. Já vi seu posto sob as especiarias, achei muito interessante.
ResponderExcluirBeijo
Primeira vez quew entro em sua página...achei linda, pois eu amo flores e nao sabia que é extraído da flor o açafão..interessante...beijinhos..e lembre-se..Jesus é a razão de nossas vidas...
ResponderExcluirOlá Diana, obrigada por ter vindo e por sua gentileza.
ResponderExcluirVerdade, Jesus é a razão de nossas vidas.
Abraço