sábado, 13 de outubro de 2007

PAMONHA TAMBÉM É COMIDA TÍPICA GOIANA

 


  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra comida tipica goiana é a pamonha . Pode ser feita de vários sabores, mas os principais são de sal, doce e à moda. E vamos falar sério, nada mais gostoso que a pamonha goiana.

Pamonha doce

Ingredientes:

12 espigas de milho verde;
1 xícara (chá) de açúcar;
1 xícara (chá) de leite.

Modo de Preparo:

Descasque o milho, selecionando as palhas melhores para embrulhar as pamonhas. Rale as espigas e bata no liqüidificador, junto com o açúcar e o leite, colocando a massa nas palhas de milho selecionadas. Cozinhe-as em água fervente por 1 hora, escorrendo em seguida. Sirva morna ou fria.
Amarrar as palhas em forma de copinhos para que a massa fique lá dentro. Elas também podem ser costuradas ou pode-se usar ligas/borrachinhas usadas
em dinheiro.


PAMONHA SALGADA

 

Ingredientes:

 

- 10 espigas de milho não muito verde
- 1 xícara de leite de coco
- sal, pimenta e cuminho, a gosto

 

Recheio:

 

- 2 peitos de frango com osso
- 10 fatias de bacon picadas
- 2 tomates grandes
- 3 cebolas médias
- 100 mililitros de azeite

 

Vamos ao preparo?

Com uma faca, tire o milho cru das espigas e bata no liqüidificador com o leite de coco. Passe na peneira para retirar as cascas, que são dispensadas. Tempere com sal, pimenta do reino e cominho. Separe.

Para o recheio, corte o bacon em pedaços. O peito de frango já deve ser previamente cozido com o osso, água, sal, cebola. Depois é só desfiar, misturar com o bacon picado, e refogar no azeite, com um pouco de cheiro verde e tomate. Misture esse recheio com a massa do milho.

Para montar as pamonhas, use as palhas previamente aferventadas e faça uma espécie de saquinho. Preencha só até a metade. Com outra, feche por cima e amarre com uma tira. Numa panela, com água fervendo, coloque os saquinhos. Deixe cozinhar por 20 minutos e pronto! Você pode servir dentro dos saquinhos ou retirar e cortar em pedaços.

 

12 comentários:

  1. Nunca provei esse prato típico brasileiro.
    Bj
    Jinha

    ResponderExcluir
  2. Ahahahah, eu tambem nunca provei!!!mas esto a rir, porque pamonha geralmente e' usado pejorativamente!

    bjs.
    Dinah

    ResponderExcluir
  3. Yo..

    Aqui andou uma fúria de pamonha..por causa de uma novela...que a uma das figuras era pamonheira...eeheh

    A minha filha andava louca..por comer pamonha...mas eu nunca consegui fazer e mais...uma vez no Brasil...a minha cunhada comeu..e eu olhei~...e não gostei...só de olhar....ehehehe!

    Mas acho que a minha filha, quando um dia fôr aí...é a 1ª cois que vai fazer..comer pamonha.


    <

    ResponderExcluir
  4. Adoro pamonha, Yolanda. Lembrei-me da minha infância.
    Beijos.
    Bem sejas tu.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não gosto Jinha, acho enjoativo. Mas o povo por aqui adora, inclusive frita. E meus filhos também. Agora, bolo de milho já gosto, aqui tem um, de pacote mesmo, cremoso, que leva leite de coco, que fica uma delícia. Do milho, gosto é do curau, que acaba sendo um mingau de milho, polvilhado com canela. Depois coloco a receita aqui. E também da canjica, de milho também, gosto quando é com amendoim. São comidas típicas das festas juninas.
    Bjs
    Yolanda

    ResponderExcluir
  6. :-)))))) Sim, Dinah, também usamos a palavra com sentido pejorativo, uma pessoa mole, sem iniciativa... resumindo, um pamonha!!!:-))))))
    Bjs, bom domingo.

    ResponderExcluir
  7. Eh Ondina, quem sabe com a receita você faz? :-))))) Aqui já se vende a massa pronta, o que encurta bastante a tarefa. Porque cortar o milho de um monte de espigas é uma estopada mesmo! De três ou quatro, lá vai, para fazer milho refogado.
    Beijo e um bom domingo.

    ResponderExcluir
  8. Lembrei-me de você João. Se você comeu pequi, achei que deveria conhecer também polenta, pamonha, curau, canjica...
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Nunca comi pamonha,, acho,, :-(( mas espiga de milho sim !
    Obrigada pela receita amiga linda
    Beijos no teu coração
    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Que bom te ver aqui Ashera. Beijos também para você, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Amiga, num faz isso, pamonha é uma perdição. Eu adoroooooooooooooooooooooooooooooo.Beijocas.

    ResponderExcluir